5 jogos para acompanhar um churras | BODOGAMI jogos de tabuleiro, boardgames, churrasco, festa, família

5 jogos para acompanhar um churras

Publicado: 01/07/2018

Com as férias escolares chegando e junto com as festividades da copa do mundo, fizemos uma pequena lista de sugestões de jogos perfeitos para se levar em um churrasco com a galera.


Colocamos nesta lista, jogos compactos, que além de serem fáceis de transportar, ocupam pouco espaço na mesa e, que se for preciso, dá para se jogar em pé tranquilamente.


Demos preferência também para jogos que dê para se jogar com um número alto de jogadores e com bastante interação, que vai deixar, com certeza, a galera bem animada!


Vamos para a lista?





1. Coup




E o primeiro jogo da nossa lista é o Coup, um jogo de puro blefe para 2 a 6 jogadores, onde o objetivo é eliminar as influências dos outros jogadores através do blefe.


As influências são os personagens que compõem o jogo, temos o Assassino, o Duque, a Condessa, o Capitão, o Embaixador e o Inquisidor, cada um com uma habilidade diferente.


Cada jogador, inicia o jogo com duas influências e durante o seu turno, pode realizar a ação de um personagem, MESMO não tendo ele como uma de suas influências na sua mão. Por exemplo, o jogador pode dizer que é o Duque e usar a habilidade do Duque de pegar 3 moedas do centro da mesa, mesmo ele tendo na mão um Capitão e uma Condessa.


DICA: É bem comum o jogo começar e todo mundo dizer que é o Duque para pegar 3 moedas, dificilmente alguém vai arriscar e contestar outro jogador logo na primeira rodada.


Porém, um dos outros jogadores pode contestar a sua ação, neste momento você deve revelar o Duque. Se você for pego blefando, ou seja, não tiver o Duque neste caso, perde uma de suas influências. Os jogadores vão sendo eliminados conforme perdem suas influências, o último que sobrar, vence a partida!


É um jogo muito fácil de aprender e sair jogando, ótimo para se jogar casualmente em festas e lugares com pouco espaço. Ele é bem popular e adorado por muitos, por isso está em primeiro nesta nossa lista.



2. Fantasma Blitz




O segundo jogo da nossa lista é o Fantasma Blitz, ele é um jogo familiar para 2 a 8 jogadores, divertido para todas as idades, ele é ótimo para exercitar os reflexos e o pensamento rápido.


Ele entrou em nosso lista, pois além de ocupar pouco espaço e ótimo para dar boas risadas, ele é flexível para todas as idades, vai divertir tantos os mais velhos, como as crianças que estiverem no seu churras.


Neste jogo, cinco objetos de madeira ficam no centro da mesa, ao alcance de todo mundo. Os objetos são: um rato cinzento, uma garrafa verde,  um livro azul, uma poltrona vermelha e um fantasma branco.


Cada carta do baralho mostra dois dos objetos, com um ou ambos os objetos coloridos de forma errada. Quando a carta é revelada, todos os jogadores devem pegar o objeto correto primeiro, mas qual objeto é o correto?

 

Na carta você vai tentar identificar se um dos objetos é da mesma cor e do mesmo tipo, se aparecer, por exemplo, o sofá vermelho na carta, este é o objeto correto!

 

Mas, se ambos os objetos estiverem com a cor e tipo diferentes dos objetos da mesa, por exemplo, aparecer na carta um sofá verde junto de um rato branco, o objeto correto a ser pego é o livro azul, pois é a única cor e objeto que falta na carta.

 

O primeiro jogador a pegar o objeto correto fica com a carta e abre a próxima carta. Quem tiver mais cartas no final, vence! Bem simples, não? Faça o teste abaixo:




Há outras edições do jogo, como o Fantasma Blitz 2.0, que vem com a esposa do fantasma e outros objetos diferentes, ou o Fantasma Blitz 5 para meia-noite, neste há nove novos objetos em cinco cores diferentes e cada carta revelada contêm 3 desses objetos, um pouquinho mais difícil.


Depoimento de um cliente:
"Excelente jogo para descontrair com os amigos. Uma cervejinha deixa tudo mais divertido! Acabei de jogar com uma galera e foi muito legal! O Jogo é bem simples, mas não menos divertido."



3. The Resistance





Este jogo aqui é muito polêmico e ótimo pra esquentar ainda mais o seu churrasco neste inverno.


The Resistance é um jogo de muitas intrigas e discussões acaloradas, para 5 a 10 jogadores, impossível jogar sem tretas e um pouco de gritaria.


Neste jogo, a princípio, todos os jogadores são agentes da resistência que estão organizando equipes para irem em uma série de missões contra um governo corrupto e malvado. Porém, no meio da resistência, alguns jogadores serão espiões infiltrados que irão sabotar estas missões.


A dinâmica do jogo é bem simples, uma partida dura três a cinco rodadas. E, a cada rodada, o líder da vez escolhe um certo número de jogadores para irem na missão. Todos os jogadores então devem discutir e votar se aprovam ou não a equipe selecionada, é preciso discutir bem, pois se a equipe selecionada tiver um espião, a missão estará comprometida.


Resumindo, a resistência tem que tentar descobrir quem são os espiões o mais rápido possível e votar pra eles não irem nas missões, já os espiões tem que dissimular e não serem descobertos, podendo até tentar incriminar um dos jogadores da resistência.


Esse com certeza é um jogo clássico e que não pode faltar no seu churrasco.



4. Stay Away




Stay Away também é um jogo de equipes para 4 a 12 jogadores, com um toque de terror, já que o jogo se passa no mesmo universo do Cthulhu. 

 

Diferente do The Resistance que você já começa com seu papel bem definido (Resistência ou Espião), em Stay Away, apenas um dos jogadores começa como "A Coisa", que irá infectar os outros jogadores durante o jogo para ganhar aliados.

 

Enquanto joga, você não sabe quem é "A Coisa" ou quem foi infectado por ela. Você deve tentar rastrear "A Coisa", e tacar fogo nela, tomando cuidado pra não errar e botar fogo no seu amiguinho.

 

Confie na sua intuição e esteja preparado para blefar. Fique atento a todos os movimentos, e tenha seus olhos sempre abertos se quiser vencer o jogo. Nunca se sabe como a partida vai terminar, inclusive você poderá se tornar um "Infectado" nos momentos finais e precisará jogar a favor da "Coisa" para ganhar.


Tudo pode acontecer a qualquer momento, e é isso que cria o caos, diversão e tensão de "Stay Away'.

 


5. Scippio




E para fechar esta nossa lista de jogos que não podem faltar no seu churrasco, temos o Scippio, um jogo lançado pela Legião de Jogos. Ele é um jogo especificamente para 4 jogadores, e é jogado em duplas, ou seja, duas equipes de duas pessoas. 


Para quem gosta de jogar truco, certamente irá gostar deste jogo aqui.


Antes do jogo começar, cada dupla deve combinar secretamente um sinal entre eles. Então, cada dupla vai para um canto e combina estes sinais.


O objetivo é juntar 3 cartas iguais na mão. Quando um dos jogadores da dupla tiver 3 cartas iguais, ele deve lançar o sinal para o seu parceiro, e o parceiro deve gritar "ATACO" para vencer a batalha. Por outro lado, se a outra dupla perceber o sinal neste meio tempo, eles podem gritar "RECUO" para contra atacar e vencer a batalha antes!


Fácil né? Não é um jogo muito popular ainda, mas ele é ótimo para se levar em festas ou, ter em casa para quando receber um casal de amigos e precisar de um jogo rápido.



E essa é a nossa lista de jogos que não podem faltar no seu churrasco!


Curtiu? Tem alguma sugestão de outros jogos ótimos para esta ocasião? Deixe aqui nos comentários abaixo!




Voltar

Instagram Acompanhe todas as novidades em #Bodogami