Os benefícios dos jogos de tabuleiro | BODOGAMI

Os benefícios dos jogos de tabuleiro

Publicado: 12/07/2018

Os jogos de tabuleiro são perfeitos para todos se divertirem juntos e, ao mesmo tempo, treinar suas habilidades.


Já sabemos que crianças adoram, e precisam, passar um bom tempo se divertindo com a família, sem preocupações ou distrações para atrapalhar. Elas gostam de serem ouvidas e, esperam que você esteja focado em estar presente ali com ela, brincando e curtindo o momento. Então, porquê não aproveitar, e reunir toda a família para jogar um bom jogo de tabuleiro?


Jogar é uma excelente forma de reunir todo mundo e criar memórias incríveis e duradouras com toda família. Além disso, os jogos de tabuleiro, despertam um desejo de aprender novos conceitos e se aperfeiçoar em diferentes habilidades, como:


  • Reconhecimento de formas, letras e números

  • Percepção visual e identificação de padrões

  • Coordenação motora e noção espacial

  • Raciocínio lógico e memória


Apenas o ato de jogar os boardgames, dá acesso a importantes habilidades sociais, como comunicação e verbalização, aprender a compartilhar, ter paciência e obedecer regras, interagir com outras pessoas, e por aí vai.

Os jogos de tabuleiro ajudam a treinar o foco e a atenção das pessoas, encorajando de forma excitante a finalização de tarefas difíceis durante o jogo.


Aprender a ganhar e a perder

As crianças costumam levar os jogos a sério, então é bastante importante ajudá-las e guiá-las no contexto do jogo. Quando o jogo está indo muito mal, as crianças começam a se desanimar e, quando está indo muito bem, ficam radiantes e orgulhosas de si mesmas. É preciso ajudar a balancear o prazer do jogo, e ensinar a controlar a frustração e a ideia de perder.


Para crianças de 3, 4, e até 5 anos, o ato de ganhar o jogo é crítico para o sentimento de estar aprendendo, um sinal que ela está evoluindo. Então, para essa idade, é bom ajudar elas a ganharem. Já a partir dos 6 anos, as crianças devem começar a internalizar a importância das regras no contexto do jogo, as regras existem e é necessário entendê-las e segui-las para ganhar da forma correta.


Escolhendo os jogos certos para cada idade

Enquanto, a longo prazo, precisamos ensinar valores, ética, habilidades acadêmicas, e a importância das regras, no começo a meta principal deve ser ajudar a criança a se tornar mais confiante e ambiciosa e, claro, se divertir brincando com todos.


Se estiver jogando com mais de uma criança, uma dica é dividir a família em times, dando funções para cada jogador. Uma criança pequena, por exemplo, pode ficar responsável por jogar os dados.


Aos 5 anos de idade, as crianças já possuem certas habilidades cognitivas e podem começar a incorporar exercícios matemáticos, jogos com letras e formação de palavras. Aos 6, elas podem já preferir desafios cognitivos e jogos mais estratégicos, com planejamento e pensamento crítico.


[continua...]




Voltar

Instagram Acompanhe todas as novidades em #Bodogami