Em Coup, o objetivo é eliminar as influências dos demais jogadores através de blefe.
Cada jogador começa com duas influências e duas moedas. As influências são cartas representando uma das cinco personagens diferentes, cada um com habilidades próprias:
Duque: Pegue três moedas do Tesouro Central. Bloqueie o pedido de ajuda externa de outro jogador.
Assassino: Pague três moedas e tente assassinar uma influência de outro jogador.
Condessa: Bloqueie uma tentativa de assassinato contra suas influências.
Capitão: Pegue duas moedas de outro jogador ou bloqueie outro jogador que tente pegar moedas de você.
Embaixador: Pegue duas cartas do Baralho da Corte. Troque de zero a duas destas cartas com as suas cartas viradas para baixo e devolva duas cartas para o Baralho da Corte.
Coup é jogado em turnos. Cada jogador pode fazer uma das seguintes ações:
Renda: Pegue 1 moeda do Tesouro Central.
Ajuda Externa: Pegue 2 moedas do Tesouro Central. (Pode ser bloqueada pelo Duque)
Golpe de Estado: Pague 7 moedas para o Tesouro Central e aplique um Golpe contra outro jogador', forçando-o a perder uma influência. (Se você possuir dez moedas, você deve realizar esta ação)
Realizar uma das ações de personagem (você pode blefar e usar uma ação de personagem que não possui)
Quando você realiza uma das ações de personagem, um oponente pode contestar a ação duvidando que você tenha o personagem. Neste caso, se você não puder (ou não quiser) revelar o personagem indicado, você perde uma influência, virando um de seus personagens para cima. Personagens virados para cima estão fora do jogo, e se os seus dois personagens forem virados para cima, você perdeu sua influência e está eliminado da partida.
Se você tiver o personagem em questão e escolher revelá-lo, o oponente que perde uma influência, você embaralha o seu personagem revelado no baralho central e compra uma nova carta, podendo ser o mesmo personagem ou não. O último jogador a possuir alguma influência, isto é, uma carta virado para baixo, vence o jogo!
Componentes:
1 manual de instruções
36 cartas de influência (70 x 120 mm):
6 cartas de Duque
6 cartas de Capitão
6 cartas de Embaixador
6 cartas de Condessa
6 cartas de Assassino
6 cartas de Inquisidor
24 moedas de valor 1
6 moedas de valor 5
6 cartas de referências
1 referência de setup de acordo com o número de jogadores.
Expansão "A Reforma":
10 cartas de religião católico e protestante (63,5 x 88)
1 Tabuleiro central de Asilo
Mecânicas:
Blefe
Poderes
Variáveis
Eliminação de Jogador
Memória
Características:
2 a 6 jogadores
15 minutos
A partir de 14 anos
Designer: Rikki Tahta
Dimensões: 13 x 17 x 4 cm
Peso: 400 gr
Editora: Mandala Jogos
Jogo em português
Loja especializada em jogos de tabuleiro, com escritório localizada no bairro da Liberdade em São Paulo, SP