BodoNews #03 – O que são os Donburis?


Domburi Gyundon na bodogami

Está começando o BodoNews de número 3, e hoje, vamos falar um pouco sobre o que são os Donburis! Se você ainda não assistiu os outros vídeos dessa série, você pode ver estes vídeos no nosso IGTV ou no nosso canal do Youtube, o Luz, Boardgame, Ação! Nesta série iremos falar sobre nosso restaurante de comida japonesa com jogos de tabuleiro, a Bodogami Yakiteria,  se estiver em São Paulo venha nos visitar ou peça no delivery, e sobre novidades no mundo dos boardgames e nossa loja virtual. Bora começar!

O que é Donburi?

 

O donburi é um prato básico da culinária japonesa, e o seu nome significa “tigela grande”, se referindo ao recipiente que é utilizado, uma tigela de aproximadamente 15 cm de diâmetro e 8,5cm de altura. O princípio do prato é bem simples, ele consiste de uma tigela cheia de gohan, o arroz branco japonês, acompanhado de alguma proteína, como carnes e peixes, ou para vegetarianos, cogumelos ou tempurá de legume, que são fervidos com um molho a base de shoyu, saquê mirin e algum dashi.

Dashi para quem não conhece é um caldo que pode ser extraído de . Um bastante utilizado por aqui é o Hondashi da Ajinomoto, que é um caldo a base do peixe Bonito.

É um prato rápido de se fazer e, além disso, muito generoso, portanto, muito apreciado.

O donburi geralmente é servido com uma tampa, para manter o calor e o vapor, e também para permitir que os ingredientes e o molho se misturem bem com o arroz, deixando ele mais saboroso.

AS ORIGENS Do DONBURI

Os registros indicam que a origem do donburi ocorreu durante o período Muromachi (1330-1570). Era um prato originalmente vegetariano servido em templos, chamado houhan, era uma tigela de arroz coberta com legumes e um caldo derramado sobre ela.

Mais tarde, na época de Edo (1603-1867), os restaurantes chamados “kendon-ya”, especializados exclusivamente neste prato, eram servidos em uma tigela chamada “kendonburi-bachi” e depois foram encurtados para donburi-bachi, mudando simplesmente para “donburi”.

A cidade de Edo (atual Tóquio) tinha uma grande comunidade de artesãos solteiros e isso se tornou um prato muito popular porque além de ser muito barato, eram pratos rápido para se preparar e consumir, os trabalhadores não passavam muito tempo nos restaurantes.

No início do século 19, surgiu o Una-don, um tipo de donburi que é servido com gohan coberto por uma enguia grelhada temperada com molho tarê. Era um prato de sucesso e popular principalmente entre os que frequentavam os teatros japoneses, que costumavam durar horas e pedia um lanchinho pra acompanhar.

Um pouco mais tarde, na era Meiji (1868-1912), os ingredientes que acompanham a tigela de arroz se diversificaram e todas as guarnições que conhecemos hoje apareceram gradualmente.

Existem vários tipos de donburis hoje em dia, alguns deles são:

  • Katsudon – Uma tigela de arroz coberta com uma costeleta de porco à milanesa acompanhada de ovo e cebola cozidos suavemente.
  • Oyakodon – O nome desse tipo de donburi significa literalmente “tigela para pais e filhos”, um nome um tanto perturbador, referente ao fato de que os principais ingredientes são frango e ovo.
  • Gyudon – Uma tigela de arroz com carne e cebola em fatias finas e também pode ser servida com ovo.
  • Unadon – Uma tigela de arroz coberta com enguia grelhada.

Acesse o cardápio da Bodogami

Os donburis são servidos junto de um acompanhamento a sua escolha, para refeições completas como um almoço ou uma janta, e saborear junto de uma salada harussame e mais uma sobremesa com frutas da estação. Mais detalhes sobre estes pratos em nosso cardápio!

+ There are no comments

Add yours