Princípios ou Normas Fundamentais para Jogos de Tabuleiro


Hoje vou falar um pouco sobre os 10 princípios dos jogos de tabuleiro.

Esta lista foi retirada de um e-book produzido pela editora Devir. É um e-book sobre Neuro educação e Jogos de Mesa, muito legal este estudo que eles fizeram, eu vou deixar o link aqui onde você pode fazer o download gratuito dele. É um material muito bacana que tem uma proposta educativa para o desenvolvimento de alunos, principalmente da educação infantil e fundamental.

No final deste e-book ele cita os 10 normas fundamentais dos jogos de tabuleiro, que resume bem tudo o que é tratado neste e-book:

 

  • Cultura

 

Este primeiro princípio se refere a capacidade dos jogos transmitirem uma perspectiva do mundo em que vivemos, por meio de suas mecânicas e temas, cada jogo traz uma bagagem cultural muito rica através de uma interpretação que o autor.

 

  • Critério

 

Os jogos nos ajudam a treinar nossa capacidade de tomar decisões, ser criteriosos, e de uma certa maneira, nos ajuda também as capacidades de administrar emoções e interagir com a sociedade onde a gente vive..

 

  • Diversão

 

Esse é o principal de qualquer jogo, um jogo tem que ser divertido! Jogar tem essa função de entreter as pessoas, ajudar a passar o tempo em momentos difíceis, como esses que estamos vivendo hoje. Dá para se divertir bastante em casa e passar horas jogando um bom jogo de tabuleiro.

 

  • Desafio

 

Os jogos nos motivam a querer vencer, não só os outros jogadores, mas vencer nós mesmos. Os jogos nos desafiam a tentar fazer a melhor pontuação, a melhor jogada, superar obstáculos e dando essa sensação de realização.

 

  • Igualdade

 

Todos ao redor de um jogo de tabuleiro estão em um universo restrito, em pé de igualdade. Não importa a idade, sexo, graduação, profissão, quando o jogo começa, todos estão sob as mesmas regras e condições que o jogo estabelece.

 

  • Experimentação

 

É uma atividade prática, onde você coloca suas ideias, suas teorias em ação e pode aprender com seus erros e seus acertos. As vezes ficamos estudando assuntos acadêmicos e colocamos tão pouco em prática no mundo real, ficamos com medo de errar e ser mal interpretados, mas os jogos motivam as pessoas a tentar coisas novas.

 

  • Compreensão

 

A própria ação de explicar as regras de um jogo para outra pessoa representa um exercício de compreensão, você precisa pensar em como utilizar suas palavras e comunicar de forma clara, para que as outras pessoas consigam entender..

 

  • Sociabilidade

 

Neste mundo tão digital que estamos vivendo, cada um no seu celular, na sua tela. Os jogos oferecem esse momento social em que você precisa se desconectar e criar momentos offline com outras pessoas. 

 

  • Conhecimento

 

Quando jogamos um jogo com um tema que nos desperta um interesse, nós vamos atrás de mais informações sobre o tema. Alguns jogos oferecem uma experiência tão imersiva que você consegue imaginar como seria viver tais situações no mundo real, fazendo esse link com o princípio da cultura, interpretar o mundo pelos olhos do autor.

 

  • Liberdade

 

Quando você decide jogar, você está aceitando voluntariamente respeitar as regras que aquele jogo propõe. É um ato de liberdade, onde você está se permitindo experimentar. Se um dos jogadores não aceita as regras que são impostas ali, não tem jogo.

+ There are no comments

Add yours