BodoNews #02 – O que são os Yakitoris?


Está começando o BodoNews de número 2, e hoje, vamos falar um pouco sobre os Yakitoris! Pra quem está chegando agora, esta é uma série de vídeos diários para atualizar vocês sobre o nosso restaurante de comida japonesa com jogos de tabuleiro, a Bodogami Yakiteria! Que está para ser inaugurada muito em breve, inicialmente na opção de Delivery! Vou falar nesta série sobre nosso cardápio, nosso salão, nosso acervo, nossa equipe, a visão geral do nosso negócio, e também sobre novidades do mundo dos boardgames e nossa loja virtual.

O que são os Yakitoris?

Os Yakitoris (やきとり) são espetinhos originalmente a base de frango, como o próprio termo em japonês se refere, “Yaki” é espeto e “tori” significa frango, ao pé da letra seria frango no espeto. Porém, como mencionei no último vídeo, o termo foi se popularizando e hoje em dia Yakitori se refere a espetinhos em geral, abrangendo também outros tipos como carne, legumes, cogumelos, milho, ovo e outras variedades.

História do Yakitori

Um livro de receitas publicado por volta de 1689, no Japão, sugere que a receita do yakitori como conhecemos hoje foi estabelecida durante o período Edo, que foi de 1603 a 1867. Neste período, o consumo de carne, não só de frango, mas também de vacas, cavalos, cães e macacos, ainda era proibido no Japão. Por motivos religiosos e práticos, o consumo de carne foi proibido por mais de 12 séculos, sendo liberado apenas na era Meiji, que foi de 1868 a 1912. A partir desta Era que começaram a surgir as barracas de Yakitori, porém na época o preço do frango não era muito acessível, então os yakitoris eram feitos com os miúdos e partes menos nobres do frango.

Após a segunda guerra mundial, aumentaram os números de barracas de Yakitori e, a medida que o Japão se recuperava da devastação da guerra, os yakitoris foram se popularizando cada vez mais.

Como são preparados os Yakitoris?

Os Yakitoris são preparados na brasa, colocando as diversas partes do frango em espetos e temperando com um molho chamado tarê, que é um molho a base de shoyu, saquê mirin e açúcar

A diferença de comer o frango inteiro do que comer ele separado em várias partes, é poder sentir a diferença dos sabores e texturas de cada parte.

No japão, é utilizado o carvão Kishu binchotan feitos das árvores Ubamegashu, eles possuem uma forte radiação, que ajuda a criar um calor mais intenso, o que deixa o frango mais crocante e suculento na grelha, além de durar mais tempo do que um carvão convencional.

O cheiro de fumaça do carvão e a gordura do frango quando se misturam juntas por causa da grelha, é a parte mais importante da experiência. Algo que os japoneses chamam de Umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano

Como entra no cardápio da Bodogami

No cardápio da Bodogami Yakiteria, os yakitoris serão a peça principal. Eles serão servidos durante todo o dia, na forma acompanhamento para os domburis, na forma de toasts para um lanche da tarde, ou como petiscos e prato principal também.

Eles serão feitos em uma grelha a carvão com 3 andares, que ficará logo na entrada do restaurante, assim para quem estiver apenas de passagem na rua, pode pedir o seu yakitori para viagem, sem precisar entrar no salão. Todas as medidas de segurança estão sendo tomadas na parte de exaustão da casa, e acima da grelha teremos uma coifa lavadora para evitar acidentes com fogo e incêndios.

Como ainda não estamos com a nossa cozinha pronta para os testes de cardápio, não conseguimos fechar quais opções de yakitori que ficarão, então os tipos de yakitori irão ficar para um próximo vídeo, combinado?

+ There are no comments

Add yours