Sugestões de Jogos – Lista “O Novo Jogador”


“Isso não é pra mim“, “Não sei jogar, não consigo“, “Parece complicado, vou ficar só assistindo“.

Os jogos de tabuleiro, as vezes, podem parecer algo complexo e assustar as pessoas que estão começando. Afinal, em algum momento, você já deve ter dito, pensado ou talvez escutado alguma destas frases aí em cima.

Se você é “novo” no mundo dos jogos de tabuleiro moderno ou, já é um jogador regular e quer trazer mais amigos para o hobby, o segredo é começar com o básico. E, por básico, quero dizer jogos com regras e mecânicas simples, de fácil entendimento e que dê para explicar no máximo em 5 minutos.

Para te dar um norte nesta jornada, separamos nesta lista, 5 ótimas opções de jogos de entrada, conhecidos também como os jogos ‘gateways‘.

DIXIT

A nossa primeira recomendação desta lista, provavelmente você já conhece.

É o famoso Dixit e ele é responsável pela entrada de muitos jogadores ao hobby. Sério, muitas pessoas começaram a jogar e se interessar pelos boardgames modernos com ele, muitas mesmo.

Ele é um jogo que usa muito da imaginação dos jogadores, e a magia dele é conseguir deixar os jogadores mais conectados no decorrer partida.

Ele funciona da seguinte forma:

  1. Cada jogador recebe uma mão de cartas com imagens abstratas. As artes das cartas são bem bonitas!
  2. A cada rodada, um dos jogadores ficará como o narrador da vez. A sua função será selecionar uma de suas cartas e, sem revela-lá, contar uma história sobre ela. Pode ser uma palavra, uma frase, um som ou até mesmo uma mímica, use toda a sua criatividade.
  3. A partir desta história, os outros jogadores devem escolher também uma carta da sua respectiva mão, que se relacione de alguma maneira com a história contada, e entregar em segredo para o narrador.
  4. O narrador junta a sua carta com todas as outras cartas entregues, embaralha e revela todas enfileiradas na mesa, de forma que ninguém saiba qual a carta dos outros jogadores.
  5. Neste momento, inicia uma votação e todos os jogadores, exceto o narrador, devem tentar descobrir qual é a carta do narrador.

Bem simples!

A história contada não pode ser muito óbvia e nem muito desconexa (sem sentido), pois o narrador somente pontua se, pelo menos uma pessoa acertar E  pelo menos uma pessoa errar qual era a sua carta. Os outros jogadores, pontuam se acertarem a carta do narrador, e também ganham pontos para cada voto que receberem na sua carta.

Saiba mais em: https://www.bodogami.com.br/Dixit

COUP

Outro jogo muito conhecido e que já trouxe bastante gente para o hobby também, é o Coup.

Nesse jogo, os jogadores devem mostrar toda a sua habilidade em blefar e ir eliminando as influências dos outros jogadores. Uma influência é um personagem do jogo que possui habilidades únicas e para começar a partida, cada jogador recebe duas destas cartas de influência sortidas e fechadas, ninguém deve saber qual a influência dos outros jogadores.

No seu turno, você poderá realizar uma ação comum ou uma ação específica de um personagem, e a grande malandragem desse jogo é que, você não precisa ter o personagem em sua mão para utilizar sua habilidade.

Por exemplo, é o seu turno e você possui como influências o Capitão, que pode pegar 2 moedas de outro jogador, e a Condessa, que pode bloquear o assassino. Ao invés de utilizar uma dessas habilidades destas cartas, você pode blefar e falar que você é o Duque (mentira!) e irá usar sua habilidade de pegar 3 moedas.

Porém, como todo blefe na vida, há um risco. Se alguém contestar afirmando que você não tem o Duque, neste cenário, você perderia uma de suas cartas de influência. Mas, se você tiver o Duque de verdade, neste caso, quem perderia a influência seria o jogador que contestou.

Saiba mais em: https://www.bodogami.com.br/Coup

UBONGO

Já se você é bom nos jogos de Tetris e tem uma boa noção espacial, com certeza vai se dar muito bem no Ubongo! Imagina um quebra-cabeça com uma ampulheta e uma pitada de desespero.

Ubongo é um jogo de raciocínio rápido com muita agitação e diversão, o seu objetivo é conseguir montar um “quebra-cabeça” mais rápido que os outros jogadores. Quem termina primeiro, recebe mais pontos, e quem não consegue terminar antes do tempo na ampulheta, vai ficando para trás.

Ele é bem desafiador e exige bastante concentração, exatamente como está escrito na frente da caixa: “Um jogo Emocionante! Viciante! Inteligente!”.

CONCEPT

Para quem amava jogar Imagem & Ação, com certeza irá amar Concept!

Assim como em Imagem & Ação, os jogadores precisam transmitir uma idéia, tudo comunicado apenas através do tabuleiro de conceitos. O tabuleiro possui conceitos como: alto / baixo, real / fictício, pouco / muitos, masculino / feminino, formas, direções, cores, e tudo isso que está na imagem abaixo:

Tem bastante coisa e no começo é um pouco difícil de se achar nele, pois cada ícone pode representar mais de uma coisa, mas você vai se acostumando conforme vai jogando e memorizando de certa forma cada conceito. O jogo vem com duas cartelas com os significados de cada um deles, bem útil e necessário para as primeiras partidas.

SPLENDOR

E, para os jogadores que curtem um jogo mais estratégico e menos festivo, uma ótima opção é o Splendor!

Splendor é um jogo para 2 a 4 jogadores, onde o objetivo é completar 15 pontos de prestígio primeiro. Para ganhar estes pontos, os jogadores devem adquirir e gerenciar suas jóias para aumentar seu império comercial, com a estratégia correta, fica mais fácil aumentar o império ganhando descontos para construir.

O segredo do jogo é ser eficiente em todas as suas escolhas, o importante é ganhar mais pontos de prestígio antes que os outros jogadores.

+ There are no comments

Add yours